às 14:17:00

ITPAC RECEBE A VISITA DE PREFEITO E SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CRUZEIRO DO SUL

O ITPAC recebeu no último dia 11, a visita do prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima e do secretário municipal de saúde, o médico Dr. Agnaldo Lima. Prefeito e secretário de saúde visitaram as modernas instalações do primeiro curso de medicina de Cruzeiro do Sul.

O ITPAC recebeu no último dia 11, a visita do prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima e do secretário municipal de saúde, o médico Dr. Agnaldo Lima. Prefeito e secretário de saúde visitaram as modernas instalações do primeiro curso de medicina de Cruzeiro do Sul.

Hoje médico e secretário de saúde, Agnaldo Lima lembrou das dificuldades para se formar em medicina. “Muitas pessoas têm o sonho e a aptidão de se formar em medicina. Mas sem um curso em Cruzeiro do Sul, poucos conseguem realmente buscar a realização deste sonho. Muitas vezes são necessários inúmeros sacrifícios da própria família para que um filho ou filha curse medicina em outra cidade, estado ou mesmo outro país”, disse.

Pensando no futuro da saúde de Cruzeiro do Sul e região, o secretário destacou a importância do papel de um curso de medicina formando médicos na própria região.
“Este curso é também um ganho para toda nossa cidade e região. Sabemos que há uma dificuldade em preencher toda a demanda de médicos nas unidades de saúde do estado e município. Com o curso acontecendo aqui, é natural que muitos médicos recém-formados optem por exercer a profissão em seu próprio município, o mesmo valendo para os estudantes de outros estados que vem até aqui para realizar o sonho de ser médico”, disse.

Atualmente a primeira turma do curso de medicina conta com 60% de estudantes naturais de Cruzeiro do Sul e região, e outros 40% estudantes de outros estados.
Uma das preocupações do ITPAC é justamente formar médicos com viés no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, levando em consideração as especificidades regionais da população.

Para ao prefeito Zequinha Lima, a implantação do curso de medicina em Cruzeiro do Sul traz muitas consequências positivas para a cidade, algumas das quais, ainda serão conhecidas no futuro.
“A simples existência do curso de medicina hoje, já coloca nossa cidade num nível acima no que diz respeito à educação superior. Importa muito que agora muitos cruzeirenses poderão realizar aqui mesmo este sonho. Por outro lado também ajuda a consolidar o status de polo regional, atraindo estudantes de outras cidades e municípios para cá. Para nós da gestão pública, representa também uma esperança de que dentro de alguns anos, teremos profissionais qualificados dispostos a atuarem em Cruzeiro do Sul. É uma honra e um privilégio que o ITPAC tenha vindo para nossa cidade, contribuindo para o desenvolvimento de toda a região do Juruá”, disse o prefeito Zequinha Lima.


Fonte: